Paulo Gala, economista da USP, postou em seu Twitter uma previsão para o cenário econômico do Brasil no segundo semestre. De acordo com Paulo, o IPCA de junho pode ser marcado por uma deflação. No último boletim Focus, o mercado espera que a inflação para junho fique em 0,20%, bem abaixo da previsão inicial. Em maio, o IPCA já ficou abaixo do que era esperado pelo mercado.
Ainda de acordo com o economista, é esperado que os resultados no IPCA de julho e agosto sejam similares ao que será observado em junho, uma possível deflação, por conta da habitual estabilização dos preços observada nesse período do ano.
Outro ponto abordado por Paulo Gala foi a projeção do PIB para o ano de 2023. Como apontado pelo professor, o IBGE divulgou neste domingo (18), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), que reflete as atividades da indústria, dos serviços e da agropecuária. Os números de abril registraram um crescimento de 0,56% em relação a março. Contudo, o economista aponta que o índice é uma estimativa do PIB e não reflete necessariamente a realidade econômica.
Ao final de sua análise, o economista chefe do Banco Master apontou que as boas notícias como inflação abaixo do esperado, valorização do real e crescimento do PIB acima do esperado trazem uma narrativa cada vez maior de melhora na perspectiva econômica do país, possibilitando o corte de juros da taxa Selic.