Aeroporto desativado será a sede da COP 30 em Belém

Governador Helder Barbalho e presidente Lula em evento na cidade de Belém. Foto: Ricardo Stuckert

Menos de um mês após a anunciar que Belém será a cidade sede da COP 30, em 2025, o presidente Lula confirmou o local de realização do evento. Em evento realizado, neste sábado (17), na capital do estado do Pará para oficializar a realização da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), Lula confirmou que o terreno do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira abrigará o evento. Após a oficialização, a primeira-dama Janja da Silva foi as suas redes sociais convidar Chris Martin e a banda Coldplay para tocarem no evento.

As estimativas do Governo é de que aproximadamente 50 mil pessoas estejam presentes na Conferência. Durante o evento, Lula falou da importância da Conferência acontecer em uma cidade que está inserida na área da floresta amazônica:

“Não existe nada do Brasil mais falado no mundo do que a Amazônia. (…) É muito importante cuidar do ecossistema, da biodiversidade e da floresta, mas é muito importante a gente cuidar do nosso povo que vive na Amazônia.”

Lula em discurso durante evento em Belém

Além de confirmar a sede da COP 30, a ida de Lula à Belém foi para assinar o acordo de cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira. O aeroporto estava desativado desde o final de 2021, após operar por mais de 40 anos. O contrato de cessão foi assinado pelo governador Helder Barbalho (MDB-PA) têm prazo de 20 anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período de tempo. No atual terreno, além da adequação da estrutura para o evento, existe o Parque da Cidade.

Marcus Gralha:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.