A Polícia Federal encontrou nesta sexta-feira (16), durante a quarta fase da operação Desarmada, um depósito clandestino repleto de armas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). Ao todo, um arsenal com 176 armas foi apreendido: 99 pistolas, 25 fuzis, 21 revólveres, 12 rifles, 11 carabinas, oito espingardas calibre 12, além de 528 carregadores.
Com as quatro fases da operação, a Polícia Federal já apreendeu mais de 1600 armas. A ação foi deflagrada em fevereiro e visa apreender armamento irregular para enfraquecer o crime organizado, como milícias, facções ligadas ao tráfico de drogas e grupos de extermínio.
O galpão ilegal foi alvo de um mandado se busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu. O depósito pertence ao mesmo grupo que foi alvo da operação nas edições anteriores. Os responsáveis pelo armamento podem pegar penas de até 15 anos de prisão.
“A apreensão de uma quantidade tão expressiva de material bélico é de suma importância para impedir sua introdução no mercado clandestino”, disse a Polícia Federal em nota.