O presidente Lula realizará a entrega da Ferrovia Norte-Sul nesta sexta-feira (16). Essa obra teve seu início em 1987 e mais de 90% de seus trechos foram construídos durante os governos de Lula e Dilma.
A ferrovia conecta os estados do Maranhão e São Paulo, atravessando quatro das cinco regiões brasileiras. Segundo o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, a entrega dessa obra representa um momento “histórico”, especialmente devido ao impacto que terá na redução dos custos de transporte de produtos brasileiros. De acordo com o ministro, “a partir de amanhã, o frete de muitos produtos brasileiros poderá ter uma redução de até 40%”.
“60% do custo logístico dos produtos brasileiros têm a ver com transporte, por isso a entrega da ferrovia é um momento histórico, pois diminui o custo brasil e aumenta a competitividade do nosso país”, informa o ministro.
A ferrovia foi leiloada em 2019 pelo valor de R$ 2,719 bilhões para a empresa concessionária Rumo. A Rumo superou a única concorrente, a VLI, uma empresa de logística com a Vale como sua principal sócia, que havia oferecido R$ 2,065 bilhões.