Nesta terça-feira (13), o advogado Cristiano Zanin esteve no Senado Federal para conversar com alguns senadores sobre sua indicação ao STF. De acordo com a Folha de São Paulo, Zanin conversou com mais de 20 parlamentares, focando principalmente na bancada feminina e na bancada do PSD, que tem 15 cadeiras na Casa. O magistrado deve voltar ao Senado nesta quarta (14) para conversar com a bancada do MDB.
Na última segunda (12), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), anunciaram que a sabatina de Zanin na para a vaga no STF na CCJ acontecerá na próxima quarta-feira (21) e caso receba os votos necessários, a sua nomeação será submetida à votação na Casa no mesmo dia.
Para ser aprovado, o advogado precisa receber, ao menos, 14 votos na CCJ e 41 no plenário do Senado Federal para garantir a vaga no STF. A expectativa é de que Zanin seja aprovado com folga nas duas votações após o movimento de conversar com os senadores da oposição. O advogado que foi responsável pela defesa do presidente Lula durante a lava jato ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.