O Partido Progressista (PP) escolheu um nome para indicar como possível substituto no Ministério da Saúde. Membros do partido discutem e desejam que o deputado federal licenciado Doutor Luizinho (PP-RJ) assuma o cargo atualmente ocupado por Nísia Trindade.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mudou de opinião em relação à indicação de um congressista sem experiência na área da saúde. O nome de Luizinho ganhou destaque por sua atuação como presidente da Comissão Externa de Combate ao Coronavírus em 2020 e 2021. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário de Saúde do Rio de Janeiro.
O deputado inclusive terá uma reunião hoje no Ministério da Saúde. Ele se encontrará às 17h30 com uma equipe técnica para discutir a desestatização do Hospital da Lagoa. Luizinho também é pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. Caso ele não participe da disputa, é provável que Eduardo Pazuello (PL-RJ) seja o candidato da direita na cidade, contando com o apoio de Jair Bolsonaro (PL).
A substituição de Nísia Trindade por Luizinho seria uma maneira do PP entrar no governo e agilizar as negociações na Câmara. O Ministério da Saúde é almejado devido às muitas emendas a serem liberadas e aos cargos comissionados em todos os estados.
Apesar da indicação de Lira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se opõe a entregar o ministério ao Centrão. Nísia Trindade, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, é uma figura técnica, e a substituição seria mal vista por setores do governo.
Fábio
15/06/2023 - 11h57
Saúde é prioridade, é necessidade humana básica. Não dá pra negociar com ela como essa canalha fez com a educação e orçamento secreto.