Belarus recebe armas nucleares táticas da Rússia, diz Lukashenko

Imagem: MIKHAIL KLIMENTYEV / AFP

Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, ou Bielorrússia, anunciou que o país está recebendo armas nucleares táticas da Rússia. A declaração foi dada durante uma entrevista a uma emissora de TV estatal russa, nesta terça-feira (13).

No final de maio, Belarus e Rússia acertaram um acordo para a implantação de armas nucleares táticas russas no território bielorrusso, reforçando ainda mais a aliança entre os dois países.

Lukashenko ainda revelou que alguns desses itens possuem uma potência três vezes maior do que as bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

“Temos mísseis e bombas que recebemos da Rússia”, declarou o presidente de Belarus. Lukashenko ainda disse que, caso for preciso, o país possui a capacidade de hospedar mísseis de longo alcance.

Pela primeira vez desde a década de 1990, a Rússia está implantando armas nucleares fora de seu território. A escolha recaiu sobre Belarus, que faz fronteira com a Ucrânia e possui como vizinhos três membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), sendo eles a Polônia, Letônia e Lituânia.

Já no mês de março, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de há muito tempo posicionarem armas nucleares táticas em países aliados. Embora tenha enfrentado críticas de Putin, os Estados Unidos afirmaram que não têm intenção de alterar sua própria postura em relação a armas nucleares estratégicas. O governo estadunidense declarou não ver indícios de que a Rússia planeje utilizar armas nucleares.

Clarice Candido:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.