Nesta terça-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira edição do seu podcast no YouTube. A apresentação ficou por conta do jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil.
Até a última vez que conferi, apenas 92 mil visualizações foram registradas. Com o “apenas”, quero dizer que os números do podcast não são bons em consideração a popularidade de Lula.
Com isso, vou deixar de forma respeitosa duas sugestões para a equipe de comunicação do presidente:
- Em vez de “conversa com o presidente”, se poderia usar “papo com o presidente”. Esse título deixa o podcast mais ambientado com a linguagem popular da internet.
- Nos próximos podcasts, Lula poderia estar acompanhado de um dos seus ministros para anunciar novidades do Governo Federal.
- O chefe de estado também poderia convidar um dos governadores para anunciar as parcerias do governo com determinado estado.
Fanta
14/06/2023 - 08h00
Só alguém com problemas sérios para assistir a uma coisa dessa.
Paulo
13/06/2023 - 22h39
Eu não sou jornalista, e, muito menos, especialista em comunicação política. Mas, sinceramente? Acho que todas essas fórmulas para alavancar popularidade estão decrépitas. A internet ainda é um terreno relativamente desconhecido, onde a empatia e o carisma contam muito, é verdade (como, de resto, em qualquer área), mas, mesmo empático e carismático, o comunicador cansa. Ninguém consegue acompanhar por muito tempo o mesmo político ou personagem (sim, porque eles são em boa parte, senão totalmente, personagens). Vejam o caso de Bolsonaro! De tanta falta de conteúdo, acabou falando com as emas…a fórmula se esgotou, e, com tantos concorrentes, não será Lula que vai “surfar na onda”. É mais fácil contratar uma equipe profissional para sondar a web à caça de oportunidades e produzir “fake news” em profusão, se não der pra dizer a verdade e o objetivo for o de criar um “fã-clube” (não que eu concorde, e, se Lula é da mesma vertente, já pode ir desistindo)…