De acordo com a jornalista Ana Flor, da GloboNews, o presidente Lula autorizou, nesta segunda-feira (12), a substituição da Ministra do Turismo Daniela Carneiro, do União Brasil. Segundo Ana, fontes do Palácio do Planalto confirmaram que o presidente decidiu pela troca.
O presidente vem sendo pressionado pela bancada do União Brasil para colocar um novo nome na pasta. De acordo com o partido, Daniela não representa os interesses da bancada e foi uma escolha pessoal do presidente. A ideia do partido, que está a frente dos Ministérios da Comunicação e da Integração e Desenvolvimento Regional, é indicar outros nomes para as pastas que estão sob o seu comando. O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha declarou, que esse é um processo normal dos partidos:
“Quem avalia, quem nomeia e quem troca é o presidente da República ouvindo seus ministros e ministras. Mas é natural e a gente confirma que o União Brasil apontou desejo e a vontade de reavaliar os seus ministros indicados pelo partido. O governo é igual a um rally. De vez em quando, durante um rally, você tem que trocar um motorista, um pneu, o que importa é estar no caminho certo.”
Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais
Apesar da eminente substituição da Ministra do Turismo, Lula quer manter um bom relacionamento com o esposo de Daniela Carneiro, Waguinho, que é prefeito da cidade de Belford Roxo, na baixada fluminense. Waguinho decidiu ir contra seu partido e apoiar o presidente Lula no 2o turno das eleições presidenciais de 2022. Para amenizar as tensões em torno da demissão, Lula marcou uma reunião com o prefeito.
A troca foi autorizada por Lula após a ameaça da bancada ir totalmente para a oposição ao governo, o que seriam mais 47 cadeiras na Câmara e 9 no Senado contra os projetos de lei e reformas que o governo pretende aprovar.