Lula anuncia lançamento de programa de obras e incentivo agrícola em live na TV pública

Reprodução/youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou hoje que lançará um “grande programa de obras” em 2 de julho. Durante uma live com o jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil, Lula discutiu as principais ações do governo. A transmissão foi realizada nas redes sociais da emissora, que é controlada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma empresa estatal. Lula afirmou durante a transmissão que o programa de obras será abrangente e visará o desenvolvimento nacional, com foco em infraestrutura para todas as áreas.

Além disso, o presidente mencionou sua intenção de lançar o programa “Mais Alimento”, que terá como objetivo a produção de tratores e implementos agrícolas para estimular a produção de alimentos pelos pequenos e médios produtores rurais brasileiros.

Essa foi a primeira transmissão ao vivo de Lula durante seu mandato. A estratégia segue o mesmo formato adotado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que realizava transmissões ao vivo do Palácio do Alvorada.

Desde o início de seu mandato, a Secretaria de Comunicação do governo vem discutindo formas de permitir que o presidente se comunique com a população por meio das redes sociais, visando alcançar diferentes públicos. Lula não possui um celular pessoal e não opera suas próprias contas nas plataformas. Durante uma entrevista ao Flow Podcast durante a campanha, ele foi questionado sobre o endereço de suas redes sociais, mas respondeu que não sabia.

A equipe de Lula pretende estabelecer uma periodicidade definida para as transmissões do presidente, mas isso ainda está em discussão. Na próxima terça-feira, o presidente estará na Europa e não realizará transmissões. Lula visitará o Vaticano e a França.

Durante a transmissão, Lula mencionou que além do encontro com o Papa, ele buscará uma agenda com o presidente da Itália e participará de um debate econômico em Paris.

Lula também abordou o plano Safra, que está previsto para ser anunciado no final deste semestre. Ele afirmou que o plano será direcionado tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio. O presidente ressaltou que o governo não tem objeções à atividade econômica e mencionou as medidas adotadas durante seu mandato para beneficiar o setor agrícola.

O presidente destacou que está pressionando os ministros para avançar nas pautas do governo, demonstrando sua urgência em promover ações efetivas e evitar conversas infrutíferas.

Lula também confirmou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi discutido durante suas conversas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na segunda-feira passada. O principal ponto de conflito nas negociações é a inclusão das compras governamentais no acordo, que poderia prejudicar as pequenas e médias empresas brasileiras. Lula expressou seu desejo de fechar o acordo até o final do ano.

Por fim, o presidente mencionou a redução dos preços dos carros populares e citou uma estimativa que indica que o programa terá duração de apenas um mês, em contraste com a previsão inicial do governo de até quatro meses.

Durante a interação com o apresentador, Lula destacou a redução dos preços dos carros populares e comentou sobre a repercussão do programa, indicando que sua duração será limitada a um mês.

Essas foram algumas das informações compartilhadas por Lula durante a transmissão ao vivo, abordando o lançamento do programa de obras, o programa “Mais Alimento”, seus planos de viagem e agenda internacional, bem como suas perspectivas em relação ao acordo Mercosul-União Europeia e o programa de redução de preços dos carros populares.

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.