O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reuniram no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, que teve início na tarde desta segunda-feira (12), foram abordados diversos temas, como meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência, tecnologia e inovação, e direitos humanos.
Além da reunião com Lula, Von der Leyen também tem agendada uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que a recebeu na chegada ao Planalto.
A visita da presidente da Comissão Europeia ocorre três meses após a reunião entre a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em Brasília. Naquela ocasião, Vestager destacou a importância de acelerar as negociações do acordo comercial entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia, que está em revisão após anos de negociação.
Segundo o que o G1 apurou, um dos principais desafios para a conclusão do acordo é a questão ambiental, o que tem sido objeto de discussão entre os governos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem se envolvido diretamente nas negociações para superar impasses e concluir o acordo, incluindo a revisão das sanções em caso de descumprimento de metas ambientais.
O encontro entre Lula e Von der Leyen busca fortalecer a cooperação estratégica entre o Brasil e a União Europeia, bem como promover avanços no acordo comercial e debater questões de interesse mútuo, como ciência, tecnologia e direitos humanos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!