O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (12) o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, projeto educacional que tem como principal objetivo garantir que alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever.
Durante a cerimônia de lançamento do programa, Lula mencionou que, em 2021, mais da metade das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental sem conseguir ler e escrever, prejudicadas pela falta de investimento na educação durante a pandemia de Covid-19.
“Mais de 1 milhão de crianças foram largadas à própria sorte no processo de alfabetização”, afirmou.
Com investimento de R$ 2 bilhões pelos próximos quatro anos, o programa inclui premiação de iniciativas de sucesso de professores e instituições, distribuição de material didático e combate às desigualdades regionais.
O foco é garantir que todas as crianças brasileiras saibam ler e escrever quando terminarem o 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, o programa também objetiva recompor os impactos de aprendizagem de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, após a pandemia.