O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. Esta semana foram analisados 131 textos.
Gráfico 2. Temas mais presentes na cobertura do Governo Federal
As valências no gráfico estão associadas às posições e ações tomadas pelo presidente ou pelo Governo Federal em relação aos temas. Por exemplo, um texto sobre economia com valência Negativa para Lula significa que o texto versa sobre economia e que a maneira como o presidente nele é tratado é negativa ou desfavorável.
As discussões sobre a relação entre o executivo e a Câmara dos Deputados continuam dominando a cobertura do Governo essa semana, mas agora a culpa não foi jogada somente no colo do executivo, como até há pouco. Outros dois temas relevantes que receberam cobertura bastante negativa foram o incentivo dado à produção de carros populares e a questão do Meio Ambiente, que viu acenos do governo Lula favoráveis a pasta, apesar dos constantes ataques do legislativo.
Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal
Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.
Entre os sete enquadramentos, três discutem diretamente a relação entre o governo e o legislativo federal. Dois deles destacam que o problema principal está no legislativo e não no governo federal. O principal enquadramento analisa a questão ambiental. Os textos elogiam a proposta de retomada da pasta do meio ambiente por parte do Governo Federal, contudo, criticam o suposto fato de o projeto não considerar a importância do desenvolvimento do país. Os enquadramentos essa semana pontuam as oportunidades que o governo possui – associar desenvolvimento e meio ambiente, apoiar os inadimplentes e aprovar a reforma tributária – para organizar o futuro do país.
Para acessar nosso relatório na íntegra, clique aqui.