O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou o que teria feito na Venezuela, caso tivesse sido reeleito em 2020. Trump afirmou que teria “tomado” e “pegado todo o petróleo” do país sul-americano.
“Quando eu saí, a Venezuela estava prestes a colapsar. Nós teríamos tomado o país e pegado todo aquele petróleo. Seria ótimo”, declarou. A fala foi feita em uma convenção do Partido Republicano, na Carolina do Norte.
O ex-presidente condenou a aquisição de petróleo venezuelano pelos Estados Unidos, alegando que o país está “enriquecendo um ditador”. “Mas agora estamos comprando petróleo da Venezuela então estamos enriquecendo um ditador. Vocês acreditam? Ninguém consegue acreditar nisso. E o petróleo deles é um lixo, é horrível, o pior que podemos pegar”, afirmou o ex-presidente.
A equipe jurídica de Trump recebeu uma notificação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, nesta última quinta-feira (8), informando que o ex-presidente está sendo investigado federalmente por suposto uso indevido de documentos confidenciais.
Essa notificação judicial é um forte indicativo de que Trump pode enfrentar acusações formais da Justiça devido à sua ação de levar documentos confidenciais da Casa Branca para seu resort de luxo em Mar-a-Lago, localizado no estado da Flórida.
O caso teve início no início de 2022, quando o órgão responsável pelo manuseio de documentos da Casa Branca alertou o Departamento de Justiça após perceber que, após deixar a presidência, Trump devolveu caixas contendo alguns documentos classificados como confidenciais ao governo.