Menu

Zanin tem maioria na CCJ

O advogado Cristiano Zanin está buscando apoio dos senadores para sua indicação ao STF e, por isso, ele não deve enfrentar problemas para obter o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a primeira etapa da análise no Senado. Segundo O GLOBO, dos 26 senadores da CCJ, 14 declararam que vão votar a favor […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O advogado Cristiano Zanin está buscando apoio dos senadores para sua indicação ao STF e, por isso, ele não deve enfrentar problemas para obter o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a primeira etapa da análise no Senado. Segundo O GLOBO, dos 26 senadores da CCJ, 14 declararam que vão votar a favor da nomeação, incluindo alguns membros da oposição, enquanto apenas 5 são contrários, garantindo uma maioria para a escolha feita pelo presidente Lula.

Pelo menos mais dois senadores, embora não tenham revelado suas posições, elogiaram publicamente a decisão do presidente. A votação, tanto na comissão quanto no plenário, é secreta e ainda não tem uma data definida.


Imagem: O GLOBO

Inclusive, até o Partido Liberal (PL), ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado, não pretende se opor à nomeação. A liderança do partido decidiu permitir que os senadores votem de acordo com sua própria vontade.

Após a análise na CCJ, é responsabilidade da comissão sabatinar o indicado e votar o parecer do relator, que se posiciona a favor ou contra a nomeação. No entanto, a etapa mais importante ocorre no plenário do Senado, onde Zanin precisará do apoio de 41 dos 81 senadores para se tornar ministro do STF. A indicação seguirá para o plenário, independentemente do resultado obtido na comissão.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

jacó

11/06/2023 - 00h02

É Um robo do bosopresidiário criminoso ou um lobotomizado que fugiu de um hospicio.

Paulo

10/06/2023 - 23h18

Tem e terá maioria em qualquer lugar. Alguém já viu sabatina importar de alguma forma, no Brasil? Trata-se apenas de uma formalidade de juramentos implícitos de compromisso, cujo desfecho já conhecemos amplamente……

EdsonLuíz.

10/06/2023 - 13h05

■Este advogado de porta de cadeia (muito bom advogado de porta de cadeia, por sinal) —e amigo do delinquente defendido por ele, hoje mais uma vez presidente da república, mesmo sendo um condenado como corrupto e que, quando presidente anteriormente, com a prática de populismo fermentou o desastre econômico que jogou o Brasil no buraco econômico em que está até hoje—, se este advogado-amigo assumir no STF, isto significará definitivamente a desmoralização do STF, do Senado, de Lula, do PT, do Brasil.
▪E será a desmoralização do próprio advogado de porta de cadeia, o Cristiano Zanin, ao assumir vaga de ministro no STF para proteger as delinquências de Lula e de quem Lula mandar, que é o que um brasileiro pode inferir no caso de uma indicação tão suspeita como essa, por completa inadequação e por tudo o mais.


Leia mais

Recentes

Recentes