O Papa Francisco será submetido a uma cirurgia no intestino no Hospital Gemelli, em Roma, conforme anunciado pelo Vaticano em comunicado. A intervenção é necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que se forma sobre uma cicatriz resultante de cirurgias anteriores ou devido a obesidade, idade avançada ou enfraquecimento dos músculos abdominais.
Na terça-feira (6), o Papa Francisco foi submetido a uma extensa bateria de exames no Hospital Gemelli, em Roma, como parte de sua avaliação médica. Já nesta quarta, às 11h30 (horário local de Roma) ou 6h30 (horário de Brasília), o pontífice chegou ao mesmo hospital
A equipe médica decidiu que a cirurgia, que será realizada sob anestesia geral, é necessária devido às oclusões intestinais dolorosas causadas pela condição. O pontífice, de 86 anos, chegou ao hospital pela manhã e está previsto que permaneça internado por alguns dias.
No mês de março, o Papa já havia sido internado para tratar uma infecção respiratória. Recentemente, ele foi submetido a exames de sangue e uma tomografia do pulmão, que não revelaram preocupações alarmantes.
No dia 26 de maio, Francisco cancelou sua agenda devido a febre, e as audiências marcadas para aquela data foram suspensas. O Vaticano não forneceu mais detalhes sobre a saúde do líder católico quando questionado pela imprensa.