O presidente Lula vai participar de um encontro de cúpula sobre um novo pacto financeiro mundial em Paris, neste domingo (4). Durante o encontro, o presidente brasileiro e o cacique Raoni terão uma reunião bilateral no Palácio do Eliseu com Emmanuel Macron.
O líder francês já articula os preparativos dessa conferência e sua assessoria informou que ele pretende frisar, em sua conversa com o cacique, seu compromisso com o respeito aos povos indígenas e sua determinação a trabalhar pela conservação dos meios naturais — principalmente das florestas tropicais.
A derrota sofrida pelo governo brasileiro com a aprovação do Marco Temporal na Câmara dos Deputados, na terça-feira (31), foi criticada por associações indígenas, especialistas e autoridades europeias.
“A luta contra o aquecimento global, a preservação da biodiversidade e contribuir para a resolução de crises internacionais estarão na agenda do encontro bilateral”, destaca a nota do Eliseu.
O retorno de Lula à presidência trouxe de volta a relação entre o Brasil e a França. Macron e o ex-presidente Jair Bolsonaro não tiveram uma boa manutenção de laços, especialmente pela gestão de Bolsonaro em relação à proteção da Amazônia, duramente criticada por lideranças europeias.
Lula e Macron já haviam se encontrado na cúpula do G7, em maio.