O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP-AL, comunicou aos líderes parlamentares, na tarde desta sexta-feira (2), que os deputados estarão autorizados a registrar presença e participar remotamente das sessões na próxima semana. Essa autorização foi oficializada em uma edição extra do Diário Oficial.
A medida entrará em vigor na próxima terça (6) e quarta (7), na véspera do feriado comemorado na quinta (8). Não há sessões previstas para a próxima segunda-feira (5) na Câmara dos Deputados, no plenário ou nas comissões.
Os deputados terão direito a registrar presença nas reuniões de forma digital, pelo aplicativo do Infoleg. A biometria, por sua vez, será dispensada nas sessões deliberativas
“De modo a otimizar os trabalhos da Casa na semana de 5 a 7 de junho de 2023, o presente Ato objetiva permitir o registro de presença e votação pelo aplicativo Infoleg nas sessões e reuniões deliberativas convocadas para os dias 6 e 7 de junho de 2023”, alega a justificativa.
A escolha de Arthur Lira veio após uma semana tensa na Câmara, pelas votações do MP do Bolsa Família, Marco Fiscal e MP da Esplanada. Durante as sessões plenárias, deputados expressaram sua insatisfação, acusando a mesa diretora da Câmara de falta de respeito ao não tomar uma decisão sobre a inclusão ou exclusão de pautas importantes. Membros de diferentes partidos, desde o PSol até o Novo, afirmaram terem sido tratados como “palhaços”.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!