O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. Esta semana foram analisados 149 textos.
Gráfico 6. Temas mais presentes na cobertura do Presidente Lula
Durante a semana, Lula foi muito atacado nos jornais, com as mesmas críticas da semana anterior: responsabilidade pelos problemas na articulação do governo e uma agenda considerada ultrapassada. A novidade nessa pauta foi a narrativa de que Lula seria malvisto também no exterior. Quantidade significativa de textos versaram sobre a crise do Ministério do Meio Ambiente e de Marina Silva, com críticas à falta de posicionamento e de empenho na defesa do meio ambiente por parte do presidente. Por fim, o comportamento do presidente no encontro do G7 foi alvo de críticas, com alguns textos usando a ausência do presidente ucraniano na reunião com Lula como evidência.
Gráfico 7. Cobertura do Presidente Lula por tipo de texto
Essa semana a presença do presidente nas Manchetes foi forte: tivemos seis manchetes no Globo e cinco na Folha. O Estadão destoou de seus pares, com apenas duas. A despeito de a cobertura do Estadão ser no geral mais negativa, chama atenção a grande quantidade de colunas desfavoráveis ao presidente publicadas por O Globo e Folha. Isso sinal de que os jornais estão restringindo seu time de colaboradores ao rol daqueles que são mais avessos ao governo, deixando assim de representar em suas páginas as opiniões mais favoráveis a Lula e ao PT. Esse tipo de apagão da pluralidade da cobertura frequentemente acomete a imprensa brasileira.
Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui.