Nesta quinta-feira, 1, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acabou elogiando a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski. A indicação foi oficializada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro avaliou que Zanin preenche os requisitos para ocupar a cadeira na Suprema Corte.
“É alvissareira a notícia de que o nome do brilhante advogado Cristiano Zanin foi encaminhado à apreciação do Senado Federal. O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”, escreveu o magistrado no Twitter.
Mais cedo, o próprio presidente Lula falou sobre a indicação. “Vocês já esperavam que eu fosse indicar o Zanin. Todo mundo esperava. Não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas porque ele se transformará em um grande ministro da Suprema Corte”, declarou.
“Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado, e eu acredito que será. Acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, emendou.