(Xinhua) — O centro financeiro da China, Shanghai, introduziu medidas, incluindo incentivos fiscais e redução de custos de financiamento, para impulsionar o investimento privado.
Nos primeiros quatro meses de 2023, o investimento privado em Shanghai aumentou 19,8% ano a ano, recuperando-se ante a base menor no período homólogo do ano passado devido à COVID-19, disse Gu Jun, chefe da comissão municipal de desenvolvimento e reforma, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.
As medidas incluem a remoção de obstáculos invisíveis para garantir o acesso igualitário ao mercado para as empresas privadas e incentivá-las a participar dos grandes projetos do período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
As autoridades oferecerão incentivos fiscais para micro, pequenas e médias empresas e inovação de ciência e tecnologia. Serão garantidos custos fundiários mais baixos.
As autoridades também ajudarão a expandir os canais de financiamento para as empresas privadas e orientarão as instituições financeiras a apoiar esses projetos com custos reduzidos de financiamento.
O capital privado será encorajado a investir em projetos de inovação científica e tecnológica e nos setores de circuitos integrados, biomedicina e inteligência artificial.
O capital privado será também encorajado a investir nas infraestruturas digitais, incluindo o poder de computação e energias novas e renováveis.
As autoridades tomaram medidas para estabilizar o investimento privado no setor imobiliário e incentivar o capital privado a investir na vitalização rural e em serviços sociais, incluindo na saúde e na educação.
“Na próxima etapa, implementaremos solidamente essas medidas para garantir o volume e a qualidade do investimento privado e dar melhor desempenho ao investimento privado na promoção do desenvolvimento econômico de alta qualidade”, afirmou Gu.