Rio: Polícia investiga influenciadoras que entregaram banana e macaco de pelúcia para crianças negras

Um inquérito foi aberto nesta quarta-feira (31), pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), para investigar as influenciadoras Kerollen Cunha e Nancy Gonçalves. Em um vídeo divulgado no TikTok, elas oferecem uma banana e um macaco de pelúcia para crianças negras.

Na investigação, a delegacia especializada irá apurar se a dupla praticou crime de racismo ou injúria racial e se infringiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Kerollen e Nancy, que são mãe e filha, possuem mais de 17 milhões de seguidores nas redes sociais.

Em uma das filmagens, Kerollen manda um menino negro, de aproximadamente 11 anos, escolher entre R$ 10 ou uma “caixa misteriosa”. O jovem escolhe o “presente” e, ao abrir a embalagem, vê que se tratava de uma banana e diz que não gostou.

No outro vídeo, a influenciadora aborda uma menina preta e pede para que ela escolha entre R$ 5 ou um presente. Ao abrir a caixa, a criança se depara com um macaco de pelúcia. Inocente, a jovem, que aparenta ter cerca de seis anos, abraça o objeto e agradece. 

Imagem: Reprodução

Após a repercussão, Nancy e Kerollen excluíram a publicação. Por expor dois menores de idade, não exibiremos o vídeo. 

Em nota, a assessoria jurídica da dupla disse que as influenciadoras estão “consternadas”, repudiam veementemente qualquer tipo de discriminação racial e afirmou que, no contexto do vídeo, não havia a intenção de fazer referências a discriminações raciais.

Raphael Lacerda: Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.