Padre Kelmon (PTB), candidato à Presidência nas eleições do ano passado, anunciou sua pré-candidatura à prefeitura da Bahia durante uma manifestação no último domingo. O evento, intitulado “Caminhada da Fé pela Liberdade”, contou com o apoio do senador Magno Malta (PL-ES) e reuniu cerca de vinte opositores ao PL das Fake News.
Durante o pequeno ato, Kelmon enfatizou a importância da educação básica para crianças em seu discurso. “Que Deus abençoe essas crianças, por uma educação de qualidade aqui na Bahia e isso é responsabilidade dos servidores políticos”, declarou.
Nas redes sociais, Padre Kelmon ainda se descreve como membro do corpo da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. No entanto, em dezembro do ano passado, a instituição, que não é reconhecida pelas igrejas canônicas do antigo patriarcado ortodoxo, anunciou sua separação. Naquela ocasião, ele afirmou que havia solicitado o afastamento para se associar à Igreja Ortodoxa Grega da América e Exterior. Apesar do nome, essa instituição também não tem nenhuma ligação com a Igreja Ortodoxa Grega.
No pleito do ano passado, Padre Kelmon substituiu Roberto Jefferson como candidato à Presidência. Essa mudança ocorreu após o indeferimento de Jefferson, que está atualmente preso devido a ataques ao processo eleitoral e a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em um incidente em Levy Gasparian, quando Jefferson resistiu à prisão e lançou granadas em direção aos agentes da Polícia Federal, Kelmon auxiliou na negociação de sua rendição.
Durante o debate da Globo, Padre Kelmon se tornou um meme nacional. Na ocasião, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) viralizou ao chamá-lo de “padre de festa junina”. Durante o encontro entre os candidatos à Presidência, os usuários descobriram uma imagem de 2021 na qual Kelmon aparecia vestido como um sacerdote dos festejos populares celebrados no Brasil.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!