Em ligação, Lula convida o pontífice para uma visita ao Brasil e agradece a atuação do papa pela paz da Ucrânia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (31). O presidente agradeceu a atuação do religioso frente ao combate à guerra e pobreza, de acordo com a nota do Palácio do Planalto.
“O presidente falou do esforço de retomar no Brasil o combate à pobreza e à fome, e convidou o Santo Padre para fazer uma visita ao país. O Papa Francisco ficou de analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal”, afirmou o governo.
Em junho ou julho deste ano, Lula deve visitar o Vaticano para uma reunião com o Papa, segundo o Planalto.
Em nota, o governo disse que Lula agradeceu o Papa pela atuação pela paz na Ucrânia, lamentou a escalada do conflito na região e “ainda relatou suas conversas com outras lideranças em busca da paz no país”. O papa aconselhou que “Lula, pela autoridade conquistada ao longo de uma vida marcada pela coerência, tem autoridade para liderar”.
Segundo o comunicado, ele agradeceu pelos empenhos da Igreja Católica no Brasil pela preservação ambiental da Amazônia, “contra as forças que atacam a floresta”.
Esse foi o primeiro contato entre os dois, desde que Lula assumiu o governo brasleiro. Em 2020, após deixar a prisão, o Padre e o presidente se encontraram no Vaticano para discutir o combate à pobreza – tema muito recorrente na agenda de ambos.