Menu

Lula recebe conselhos para estreitar laços com presidente do senado

Segundo o blog de Valdo Cruz, do G1, o presidente Lula (PT) está recebendo recomendações para fortalecer sua relação com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para evitar a aprovação de pautas controversas na Câmara dos Deputados, em que a maioria dos parlamentares está alinhada aos partidos de centro. De acordo com assessores, o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula e Rodrigo Pachego, presidente do senado Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr

Segundo o blog de Valdo Cruz, do G1, o presidente Lula (PT) está recebendo recomendações para fortalecer sua relação com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para evitar a aprovação de pautas controversas na Câmara dos Deputados, em que a maioria dos parlamentares está alinhada aos partidos de centro.

De acordo com assessores, o Senado desempenha um papel crucial, por exemplo, ao bloquear projetos que possam prejudicar o meio ambiente, originados na Câmara.

Lula ainda deve buscar uma aproximação aind estreita com Rodrigo Pacheco para exercer influência sobre as ações do senador Davi Alcolumbre (UB-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que tem colaborado com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lula já começou a se aproximar de Pacheco e planeja intensificá-lo.

Simultaneamente, o presidente deve buscar uma relação mais favorável com Arthur Lira, embora seja consciente de que o ambiente na Câmara dos Deputados é desafiador para o Palácio do Planalto. As principais derrotas sofridas pelo governo até o momento ocorreram nessa Casa legislativa.

Ainda assim, Lula enxerga em Arthur Lira um aliado para as agendas econômicas, como o marco fiscal, que foi aprovado por uma ampla maioria de deputados, e a reforma tributária.

Nos bastidores, Lira tem deixado claro que age em conjunto com o Palácio do Planalto em assuntos econômicos alinhados com a visão dos partidos de centro. No entanto, questões como a capitalização da Eletrobras e o marco do saneamento básico geram divergências entre os partidos do Centrão e o Palácio do Planalto.

Nesta semana, é esperada a confirmação da derrota no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado em relação à votação da medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. A expectativa é que ambas as Casas aprovem o relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que reduz a atuação dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes