Dilma fala sobre proposta de Lula de criar moeda para os BRICS

Divulgação

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como banco dos BRICS, Dilma Rousseff, aproveitou a abertura da 8ª Reunião Anual da instituição financeira, em Xangai, para defender a possibilidade dos países do bloco usarem moeda única nas transações comerciais e financeiras.

“Não deixa de ser uma ideia. Tem que ser considerada”, declarou a presidente do banco. A criação de uma moeda única, por exemplo, já foi defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 29.

Dilma também lembrou que “o mundo está passando por transformação”. “Não é uma moeda contra outra. Não é discutir. Queremos somar. Vamos continuar a buscar mercado de dólar. Mas vamos considerar que é muito importante o mercado asiático e de moedas locais”, emendou.

Por fim, Dilma voltou a dizer que “minha principal missão é contribuir para que o banco se fortaleça”. Uma das estrategias que Dilma pode tomar é de aumentar a capacidade para levantar fundos em todos os mercados, baseado nas moedas dominantes como dólar, euro e nas moedas alternativas dos mercados locais. 

 

Gabriel Barbosa: Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.