(Reuters) – A Rússia disse nesta segunda-feira que seus militares atingiram bases aéreas ucranianas em ataques noturnos e que as forças ucranianas bombardearam instalações industriais dentro da Rússia, enquanto ambos os lados buscam a vantagem antes do que Kiev espera que seja uma contra-ofensiva decisiva.
Em um raro reconhecimento de dano a um “alvo” militar, a Ucrânia disse que estavam em andamento obras para restaurar uma pista e que cinco aeronaves foram retiradas de serviço na região oeste de Khmelnitskiy, embora não tenha mencionado os locais. Um aeródromo militar foi localizado na região antes da guerra.
“No momento, o trabalho continua para conter incêndios em instalações de armazenamento de combustível, lubrificantes e munições”, disse o gabinete do governador regional de Khmelnitskiy.
A agência de notícias estatal russa RIA citou o Ministério da Defesa dizendo que mais de uma base aérea foi atingida. Não houve confirmação da Ucrânia de danos a outras bases aéreas.
A capital ucraniana foi atacada pela 16ª vez neste mês, após uma segunda noite consecutiva de bombardeios. Mas as autoridades disseram que a maioria dos drones e mísseis disparados durante a noite foram abatidos e nenhum alvo foi atingido pela manhã.
Os ataques, que levaram moradores de Kiev a buscar abrigo em estações de metrô, fizeram parte de uma nova onda de ataques aéreos russos neste mês, enquanto a Ucrânia, armada com novas armas ocidentais, prepara uma investida para tentar retomar o território que a Rússia conquistou na ” operação militar especial” lançada em fevereiro de 2022.
“Com esses ataques constantes, o inimigo procura manter a população civil em profunda tensão psicológica”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade.
Duas pessoas morreram e oito ficaram feridas em um ataque russo na cidade ucraniana de Toretsk, na região leste de Donetsk, na segunda-feira, disse o governador regional Pavlo Kyrylenko.