Caloteiro, corrupto e agressor: o senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (29).
As acusações de Renan Calheiros foram publicadas em seu perfil no Twitter, feitas a partir de uma notícia que um empresário ruralista acusa Lira de não cumprir acordo milionário.
Segundo o jornal O Globo, no processo movido por Ricardo Dantas, empresário rural, ele cobra do presidente da Câmara uma dívida de R$ 1,8 milhão. Em 2018, Lira recebeu um cheque no valor de R$ 900 mil como garantia de compra de bezerros, mas Dantas nunca recebeu os animais ou respostas do deputado.
Em decorrência da exposição na mídia do processo movido contra Lira, Renan Calheiros disparou: “Triste exemplo: Lira é caloteiro, costuma não pagar o que deve. Pior, desvia dinheiro público e bate em mulher”.
“Deu uma surra de 2h em Jullyene, a ex-esposa e mãe de seus filhos. Confesso que aprovei a Lei Maria da Penha pensando em punir meliantes como ele”, continuou.
A lei citada pelo senador foi aprovada em 2006 e, a respeito da agressão contra a ex-mulher, Lira foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal, em 2015. No entanto, em 2021, quando o deputado se candidatou à presidência do Congresso, Jullyene afirmou ter sido ameaçada para alterar o depoimento.