O Papa Francisco, de 86 anos, revelou como está seu estado de saúde atual, já que possui o diagnóstico de bronquite infecciosa desde março. Durante uma entrevista ao canal de televisão Telemundo, na última quinta-feira (25), o líder argentino afirmou que está se sentindo “consideravelmente melhor”. Contudo, na sexta-feira, ele precisou cancelar suas atividades devido a uma febre.
No domingo, ao chegar à basílica de São Pedro, no Vaticano, para celebrar a missa, o Papa foi visto utilizando uma cadeira de rodas. “Eu posso andar agora. O joelho estava ficando fixo e antes ele não conseguia andar. Agora voltei a andar. Há dias que são mais dolorosos, como hoje. Tem dias que não, mas faz parte do desenvolvimento”, afirmou a santidade.
Ao ser questionado sobre o episódio de bronquite que o levou a ser hospitalizado há dois meses, Francisco enfatizou a relevância da prontidão no diagnóstico. “Realmente foi uma coisa inesperada. Era uma pulmonite aguda. […] Mas a gente pegou a tempo, me disseram, e se a gente tivesse esperado algumas horas a mais, seria mais grave. Mas eu saí [do hospital] em quatro dias”, declarou.
De forma descontraída, o Papa argentino também fez uma brincadeira a respeito de sua idade, já que em dezembro deste ele celebrará seu 87º aniversário, tendo dedicado mais de uma década ao liderar a Igreja Católica. Desde 2022, Francisco tem enfrentado um problema nos joelhos, o que ocasionalmente o levou a utilizar uma cadeira de rodas.
“Eu já estou na idade em que você tem que dizer ‘como está bonito’. É o elogio ao velho”, brincou o Papa.