O presidente Lula nomeou, nesta segunda-feira (29), a primeira mulher a assumir o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos.
Nunca, na história do país, um nome feminino havia sido escolhido para a embaixada do país norte-americano.
A nomeação de Viotti foi publicada no Diário Oficial da União, mas o Senado já havia aprovado a indicação da diplomata no início deste mês.
Maria Luiza Ribeiro Viotti tem 69 anos e é natural de Belo Horizonte. Ela iniciou a carreira em 1976, passando por diversos cargos do governo, como diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais (2004 a 2006) e diretora do Departamento de Organismos Internacionais (2006 a 2007).
Também assumiu cargos no exterior, chefiando o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, entre 2017 e 2022. Além disso, atuou como conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas (2007 a 2013) e embaixadora do Brasil em Berlim (2013 a 2016).
Além da nomeação de Viotti como embaixadora, Lula escolheu diplomatas para outras embaixadas brasileiras em diferentes países. Como: Ricardo Tavares, embaixador na França; Paulino Franco de Carvalho Neto, embaixador no Egito; Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, embaixador na Índia; Julio Bitelli, embaixador na Argentina; Everton Vieira Vargas, embaixador na Santa Sé; e Sérgio França Danese, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.