Sputnik – Durante sua visita ao Quênia, o chanceler russo Sergey Lavrov respondeu a uma pergunta do correspondente da Sputnik sobre a iniciativa de paz africana para a crise na Ucrânia:
“Em relação à iniciativa africana, como já afirmaram publicamente mais de uma vez, talvez Washington e Londres não possam aceitar outra coisa senão a chamada ‘fórmula de paz’ de Zelensky, que eles vêm pressionando em todos os documentos do G7, Otan e UE e exigindo que todos aderir a ela”, disse Lavrov.
“Deixe-me lembrá-lo de que esta fórmula significa a retirada das tropas russas e a retirada da Rússia de todos os territórios – Crimeia, Donbas e outros novos territórios – as regiões de Zaporozhye e Kherson. Depois disso, um tribunal contra a Rússia e contra a liderança russa. E então, o pagamento das chamadas reparações. E somente depois de tudo isso, a Ucrânia concordará graciosamente em assinar um tratado de paz”, prossegue.
“Considerando isso há dois ou três anos, Zelensky disse que se alguém entre os cidadãos ucranianos se sentir russo, então, pelo bem do futuro de seus filhos e netos, vá e parta para a Rússia. Dado o que o Sr. Danilov e o Sr. Podolyak disseram, a saber, que após o retorno da Crimeia e dos territórios orientais da Ucrânia, eles destruirão tudo o que é russo lá, incluindo a destruição física dos cidadãos russos”, destaca.
“Esta posição do Ocidente e seu compromisso exclusivamente com esta fórmula bárbara e bestial de Zelensky significa que eles estão prontos para apoiar o genocídio. Não há mais nada para eu acrescentar aqui”, finaliza.