A Ilha Boa Viagem, na cidade de Niterói, se tornará um museu a céu aberto. Esse projeto é fruto de uma parceria entre a rganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Secretaria municipal de Ações Estratégicas (SMAE).
A ideia é fazer a primeira ilha museu do Brasil. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as primeiras fortificações construídas no local foram construídas em torno de 1650: a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e um e um forte de pequeno porte que fazia parte do sistema defensivo da baía.
“Esta ilha nos faz lembrar que Niterói tem um largo passado. A entrada da Baía era protegida por fortes e igrejas em diversos pontos. O Outeiro da Glória é um exemplo disso. Pois ao mesmo tempo que eram espaços religiosos eram locais de observação militar. E agora ao retomar esse espaço espero que população possa usufruir desse local também em sua dimensão educativa”, explicou o professor de história da UFF Paulo Knauss, em entrevista ao jornal O Globo.
A conclusão da obra está prevista para agosto e será custará R$5,5 milhões para a Prefeitura. Ainda não tem data para o início da visitação