Cerimônia será na terça-feira (30), com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes
Publicado em 26/05/2023 – 17h56 | Atualizado em 27/05/2023 12h45
MINC — O Ministério da Cultura (MinC) realiza na próxima terça-feira (30), a partir das 11h, a posse oficial do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi. A solenidade, restrita a convidados, será na sede da instituição e contará com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Durante o evento, serão anunciados novos projetos. A transmissão ao vivo será pelo canal do YouTube da Biblioteca Nacional.
Marco Lucchesi está à frente da instituição desde fevereiro deste ano. “A Biblioteca Nacional de um país traduz a diversidade, a profundidade e a riqueza de todas as memórias plurais que se realizam no território. Ela é como uma ‘pequena República’ que reproduz os grande ideais contrários à censura, na contramão das fake news, produzindo dados e metadados: uma riqueza fundamental para a consolidação do processo democrático, dentro dos parâmetros da racionalidade, da perspectiva ecumênica e abrangente. É a memória que se instaura para o futuro”, afirma Lucchesi.
Além da ministra da Cultura, participam da posse o secretário executivo, Márcio Tavares, o secretário de Direitos Autorais e Intelectuais, Marcos Souza, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marcia Rollemberg.
Marco Lucchesi
Poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor, Marco Lucchesi nasceu em 9 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro. É autor de cerca de 50 livros, entre poesia, ensaio e romance, e domina mais de 20 idiomas. Precoce, suas primeiras publicações foram feitas na adolescência. Formou-se em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Recebeu os títulos de Mestre e Doutor em Ciência da Literatura, pela UFRJ, com pós-doutoramento em Filosofia da Renascença pela Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor titular de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), foi presidente da instituição entre 2018 e 2021.
Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
A FBN é um órgão público federal vinculado ao MinC. A fundação inclui a Biblioteca Nacional – a mais antiga instituição brasileira e a maior biblioteca da América Latina – além da Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura:
Foi inaugurada em 1810 por D. João VI, e desde 1910 ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. É considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.