Andrés Manuel López Obrador, Presidente do México e atual presidente da Aliança do Pacífico, se recusou a entregar o cargo temporário para Dina Boluarte, Presidente Peruana. Segundo López, isso não significa uma ruptura absoluta com o governo peruano, apenas uma pausa nas relações. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa, realizada na última sexta-feira (26).
O Peru vive forte crise política. No final de 2022, a chefia do executivo ficou vaga após destituição de Pedro Castillo, ex-presidente que tentou um golpe de Estado. Andrés Manuel disse que não transferiu a presidência da Aliança do Pacífico à líder Peruana por conta da crise no país, no entanto não descarta a volta das relações econômicas entre os países.
“Enquanto não houver normalidade democrática no Peru, não queremos relações econômicas ou comerciais com eles.”, afirmou o Presidente Mexicano. Em contrapartida, ele demonstrou confiança no Presidente Chileno e declarou que irá entregar a chefia da Aliança do Pacífico para ele em setembro.
Por fim, Andrés ainda reforçou seu descontentamento com a situação peruana na coletiva ao citar dados relativos à aprovação do governo. Segundo López, 23% da população do Peru não aprova o mandato de Boluarte, e 90% não está satisfeita com o congresso.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!