Na tarde desta quinta-feira (25), o economista Robin Brooks publicou uma análise em seu Twitter e projetou que, no futuro, a economia do Brasil se chegará a um nível que será com uma “Suíça da América da Latina”. O economista-chefe do Instituto Internacional de Finanças acredita que os rumos tomados pela economia brasileira trarão resultados positivos para o país.
Brooks acredita que o excelente superávit comercial do Brasil observado em abril, entre os anos de 2000 a 2023, permitirá que o país tenha uma estabilidade externa e, a partir disso, fortaleça o Real frente a outras moedas internacionais. O economista aponta ainda que isso permitirá que o Brasil se torne a âncora da América Latina, visto que nenhum outro país teve resultados tão expressivos como os alcançados pelo comércio brasileiro.
Como pode-se observar no gráfico utilizado por Brooks, o Brasil teve um superávit expressivo em quase todos 24 meses de abril analisados. Apesar de Chile e Argentina também apresentarem superávit em quase toda a totalidade dos meses de abril entre 2000 e 2023, o superávit alcançado foi muito inferior no somatório total, se comparado ao brasileiro. Por conta disso, o economista acredita que o Brasil tem grandes chances de atingir as marcas econômicas da Suíça, e se tornar um exemplo semelhante na América Latina.
Leia também: Ministério projeta superávit comercial recorde de US$ 84 bilhões
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!