O presidente Lula nomeou, nesta quarta-feira (24), dois novos ministros para as vagas destinadas a juristas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os selecionados pelo presidente foram os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.
A lista de candidatos do Supremo Tribunal Federal (STF) era formada por dois homens e duas mulheres. Entre elas, estava Edilene Lobo — mulher, negra e com proximidade a alas do PT — o que aumentou a expectativa de que Lula pudesse nomear um nome feminino aos cargos.
A oficialização da nomeação dos novos ministros será publicada no Diário Oficial da União de amanhã (25), mas as indicações foram anunciadas nesta tarde pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Conheça os novos ministros do TSE:
André Ramos Tavares: é professor de Direito e já ocupa uma vaga de ministro substituto, nomeado em novembro de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. André é próximo de Alexandre de Moraes e já foi.
Floriano de Azevedo Marques Neto: foi diretor da Faculdade de Direito da USP e professor e é amigo de Moraes. Tem também proximidade com alas do PT.