Entre as medidas do projeto está o encerramento de partidas esportivas que tenham manifestações racistas
Publicado em 23/05/2023 – 18:10 – Rio de Janeiro (RJ)
Brasil de Fato — A proposta foi apresentada pelo deputado Professor Josimar (Psol) após a repercussão do caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior – Pierre-Philippe Marcou / AFP
Nesta terça-feira (23), foi protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um projeto de lei com o objetivo de combater casos de racismo nos estádios e arenas do estado.
A proposta foi apresentada pelo deputado Professor Josimar (PSOL) após a repercussão do caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior na Espanha.
Entre as medidas que constam no projeto está a determinação de encerramento de partidas esportivas que tenham manifestações racistas por qualquer pessoa presente no local.
Batizado de “Política Estadual Vini Jr.”, o projeto sugere uma série de medidas punitivas e educativas para que práticas racistas possam ser eliminadas das arquibancadas do Rio de Janeiro.
Segundo informações compiladas pelo portal g1, se aprovada pelos deputados e sancionada pelo governador, a lei estabelece as seguintes ações:
Além das medidas obrigatórias, o projeto também sugere a criação do “Protocolo de Combate ao Racismo”. Caso o projeto original seja aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador, a lei passa a valer imediatamente em todo o estado do Rio de Janeiro.
Edição: Mariana Pitasse