TRF4 afasta juiz Eduardo Appio, novo juiz da Lava Jato

Foto: Reprodução/Justiça Federal

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acaba de ultrapassar uma linha tênue que separa a imparcialidade judicial do ativismo político. Após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli, o juiz Eduardo Appio foi afastado de suas funções dentro da jurisdição.

Malucelli, membro da 8ª Turma e pai de um sócio do escritório do ex-juiz Sérgio Moro, tentou impedir o depoimento de Tacla Duran, ordenando sua prisão com base em processos antigos. Após a revelação de suas conexões familiares, ele se afastou de casos relacionados à Operação Lava Jato, mas continuou a agir em sua defesa.

A justificativa alegada é baseada em uma suposta ligação telefônica entre Appio e o filho de Malucelli, fora do horário de expediente, para confirmar a filiação.

Esse episódio compromete ainda mais a imagem do TRF4 perante a opinião pública e levanta questionamentos significativos: quais são os interesses por trás dessa ação e o que se pretende encobrir.

Recentemente Appio, afirmou que a investigação de ações tomadas no âmbito da operação – como a apuração da colocação de um grampo na cela em que ficou preso o doleiro Alberto Youssef – “não é vingança”. “Isso é um acerto de contas com a verdade, não com as pessoas”.

Veja o voto na íntegra

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.