Na última sexta-feira (19), senadores da Comissão Especial do Hidrogênio Verde conheceram o projeto do TecHub (laboratório de hidrogênio verde), localizado no Complexo Industrial Portuário do Suape, em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife. O projeto é fruto de uma parceria entre CTG Brasil e Senai e visa pesquisar formas de produzir hidrogênio verde.
As obras estão previstas para acabar neste ano e a operação, em 2024. Em entrevista ao portal G1, Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade do Suape, falou sobre o potencial do gás como energia renovável.
“O hidrogênio é um gás, uma substância que pode ser amplamente utilizada como combustível renovável, como vetor elétrico renovável”.
Presidida por Cid Gomes (PDT-CE), a Comissão Especial do Hidrogênio Verde foi criada no mês de abril para discutir a regulamentação desse mercado no Brasil. A intenção dos parlamentares é visitar iniciativas como a de Pernambuco em outros estados. O senador Fernando Dueire (MDB-PE) explicou, também em entrevista ao G1, como o Senado pode ajudar o desenvolvimento dessa indústria.
“O hidrogênio entra na indústria, na alimentação, nos fertilizantes e nós vamos poder usar para o consumo interno e também exportar energia limpa para o mundo. Vamos trabalhar junto ao governo federal no sentido da legislação, do arcabouço que pode garantir os investimentos, e também para a formação de capital humano”
brasileiro
22/05/2023 - 10h10
Sou leigo no assunto, mas eu acho que uma boa ideia é criar hidrogênio a partir de energia eólica e solar, assim não precisa gastar energia elétrica vinda de hidroelétrica, carvão etc.