O cantor e compositor Gilberto Gil, um dos artistas mais respeitados do mundo, falou sobre sua preocupação sobre os casos de racismo contra o jogador Vini Jr. na Espanha.
O artista urgência no que diz respeito a mudança na conduta dos torcedores e cobrou uma ação mais punitiva aos responsáveis pela liga de futebol espanhola.
“Vini Jr. não se conforma com as seguidas manifestações de racismo pelos torcedores em Majorca, em Sevilha, em Madrid, em vários lugares da Espanha”, declarou o artista.
Gilberto Gil também destacou a omissão do Real Madrid e da La Liga, entidade responsável pela liga espanhola de futebol. O artista lembrou que tanto o clube espanhol quanto a La Liga estão numa posição confortável e que por isso ignoram a necessidade crítica de ação.
“Estão confortavelmente instalados nas suas posições de importância no futebol espanhol, do futebol mundial, não querem reconhecer o fato de que é imprescindível que se faça alguma coisa”, ressalta.
“O mundo de hoje está muito difícil. O fascismo ganhou muito espaço, as pessoas não se incomodam com as consequências de atitudes racistas, fascistas, reacionárias”, continua.
Por fim, Gilberto Gil lembrou sobre perigos do racismo, do nazismo e do fascismo e que a história já registrou atrocidades, e lamentou que esse caso de racismo contra o atleta brasileiro se junte a esse “lado terrível da humanidade”.