Segundo informações do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central, a estimativa de inflação para 2023 diminui de 6,03% para 5,80%. Além disso, se estima que o PIB aumente com esses novos números.
Apesar da diminuição, a meta da inflação estabelecida pelo Governo, fixada em 3,25%, ainda não foi alcançada. Se a projeção do mercado financeiro se confirmar, este será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação.
Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro caiu de 4,15% para 4,13%. A meta de inflação do próximo ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.
A projeção para o próximo ano é importante para o Banco Central, pois a taxa de juros está sendo definida como base na meta de inflação do próximo ano, com a justificativa de que as mudanças na taxa Selic demoram de seis a 18 meses para ter impacto pleno na economia.
Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, a expectativa do mercado financeiro subiu de 1,02% para 1,20% na última semana. O aumento aconteceu após a divulgação da chamada “prévia” do PIB pelo BC na semana passada.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!