O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, condenou os ataques racistas direcionados ao atleta Vinícius Jr., do Real Madrid, durante a partida contra o Valencia no campeonato espanhol realizada no domingo (21). Alckmin classificou esses ataques como “absolutamente inaceitáveis”.
Pelas redes sociais, Alckmin enfatizou a importância de combater e repudiar o racismo em todas as partes do mundo. Ele ressaltou a necessidade de ações efetivas para enfrentar esse problema social.
Como presidente em exercício, devido à viagem do presidente Lula ao exterior, Alckmin também expressou seu apoio à ministra Anielle Franco em relação às medidas que serão tomadas pelo Ministério da Igualdade Racial. No domingo (21), o ministério anunciou que irá notificar as autoridades espanholas e a La Liga, a entidade responsável pelo campeonato espanhol, sobre o ocorrido.
“São inaceitáveis os ataques racistas sofridos por Vinícius Jr. durante o campeonato espanhol de futebol. O racismo deve ser combatido ativamente e rechaçado em todos os cantos do mundo. Todo o apoio à ministra Anielle Franco nas providências a serem tomadas”, declarou Alckmin.
O presidente Lula também repudiou os ataques e prestou solidariedade ao atleta. “É importante que a Fifa e a liga espanhola tomem sérias providências, porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, afirmou o petista.