A senadora Mara Gabrilli, Flávio Bolsonaro e Carla Zambelli foram multados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por terem relacionado Lula à morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Gabrilli foi multada em cerca de R$10 mil.
A acusação foi feita pela senadora em uma entrevista à Rádio Jovem Pan, no dia 28 de setembro, poucos dias antes do primeiro turno. À época, Gabrilli (PSDB-SP) era candidata à vice-presidente na chapa de Simone Tebet.
Então, a entrevista foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que também foram multados, em suas redes sociais.
No discurso de seu voto, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pontuou que a Jovem Pan se tornou “um braço” das milícias digitais, criando espaço para que fake news fossem divulgadas em uma plataforma de grande alcance durante o período eleitoral.
O relator, Carlos Horbach, e os ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo votaram contra a aplicação da multa aos parlamentares.
A defesa da senadora disse que vai recorrer da decisão.