Reunião com o primeiro-ministro Australiano foi a única desta sexta (19)
O Presidente do Brasil retorna à uma reunião do G7 depois de 14 anos. Lula foi convidado pelo atual presidente da cúpula, o primeiro-ministro japonês, para participar do encontro. Na tarde desta sexta-feira (19), no horário local de Hiroshima, o governante brasileiro teve sua primeira reunião bilateral, realizada com o representante da Austrália.
Anthony Albanese, primeiro-ministro australiano, se manifestou em suas redes em tom de comemoração com o encontro e parabenizou o Brasil por presidir a próxima reunião do G20, que vai acontecer ano que vem no Rio de Janeiro. “Foi incrível encontrar com o presidente Lula pela primeira vez hoje”, disse Anthony.
Lula também compartilhou em suas redes algumas informações sobre o encontro. Segundo ele, os dois governantes conversaram sobre a ampliação das relações entre Brasil e Austrália. O Presidente do Brasil disse, ainda, ter falado sobre futebol feminino com Albanese.
A cúpula do G7 se inicia apenas no domingo e o assunto principal a ser debatido será a Guerra na Ucrânia. Volodymyr Zelenksy, governante Ucraniano, também estará presente, participando pela primeira vez de uma reunião internacional na Ásia.
Essa será a primeira vez que Lula encontrará Zelensky presencialmente desde o início da Guerra. O Presidente Brasileiro mantém postura neutra em relação à guerra, mas como todos os representantes dos países presentes na reunião, condena as invasões russas em solo ucraniano e toda a dor que isso tem causado ao país.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!