Nesta sexta-feira (19), o Banco Central (BC) divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de março. O indicador costuma prever o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Apesar de registrar uma queda de 0,15%, o resultado veio melhor que o decréscimo de 0,30% projetado pelo mercado financeiro. O PIB do primeiro trimestre será divulgado pelo IBGE no dia 1° de junho.
“Ainda que o primeiro trimestre tenha fechado um pouco melhor que o esperado, não altera a tendência de desaceleração para o ano. “Com o resultado de hoje, mantemos nossa projeção de 1,1% para o PIB no primeiro trimestre. Para 2023, revisamos nossa projeção de PIB para 0,9%”, explicou o economista Marcos Caruso, economista-chefe do BC, em entrevista ao portal Metrópoles.
O Índice de Atividade Econômica é fruto de um conjunto de estimativas de crescimento dos principais setores da economia como setores agropecuário, industrial e de serviços, acrescidas dos impostos sobre produtos, que são avaliados a partir da evolução da oferta total (produção e importações).