Nesta quinta-feira (18), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) foram multados pelo TSE no valor de R$ 10 mil. A decisão se deu por conta do trio ligar o presidente Lula ao assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002.
Mara Gabrilli, em meio às eleições de 2022, concedeu uma entrevista sobre afirmando que Lula e o PT estariam envolvidos no assassinato do ex-prefeito. A entrevista da senadora foi compartilhada por Carla Zambelli e Flávio Bolsonaro..
Em outubro de 2022, a campanha de Lula foi ao TSE pedir a remoção do conteúdo e conseguiu. A ministra Maria Cláudia Bucchianeri concedeu o pedido.
“Conteúdo expressa e judicialmente já reconhecido como desinformativo e ofensivo”, alegou a ministra na decisão.
Paulo
18/05/2023 - 21h52
Esse caso Celso Daniel é uma daquelas “zonas cinzentas” da política brasileira. Semelhante ao caso Marielle Franco. Porém, eu confesso que ainda acho o crime contra Marielle com menor potencial de origem política – talvez ligado ao tráfico de drogas, criminalidade comum – que o de CD…
EdsonLuíz.
18/05/2023 - 19h57
Esse caso de denúncia infundada é mais sério que um casinho para aplicar apenas multa. Bem mais sério!
▪Imputar a alguém o cometimento de assassinato é coisa deveras até mais grave do que matar mesmo. Ou a pessoa tem provas daquilo de que acusa ou deve pagar as consequências da denúncia infundada tão grave que faz e cuja pena precisa ser bem maior que apenas a aplicação de uma multa.