O colunista do jornal O Globo, Merval Pereira, que já defendeu abertamente a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se alinhou ao bolsonarismo e defendeu o ex-procurador Deltan Dallagnol, que teve o mandato de deputado federal cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa.
Na sua coluna, Merval acusa o governo do presidente Lula de ter agido para cassar o mandato do ex-procurador. Ele também admitiu que o ex-juiz parcial e senador Sérgio Moro (UB-PR) pode ser o próximo a perder o mandato.
“A cassação do deputado Dalton Dallagnol não surpreendeu. Está claro que ele e Sergio Moro são os alvos preferenciais do esquema político que venceu. Depois do combate à corrupção, estamos vendo todos sendo absolvidos, ou tendo seus processos anulados e arquivados”, escreveu Merval.
Ainda seguindo o raciocínio da extrema-direita, Merval diz que a “culpa é do sistema”. “O mesmo aconteceu na Itália. O sistema se reorganiza e consegue dar a volta”, prossegue. Vale ressaltar que o título da coluna é “o sistema é foda”, frase que ficou conhecida no filme Tropa de Elite 2.
“Agora todos os partidos e políticos estão sendo anistiados. Essa sequência de fatos não é à toa, nem coincidência. É o resultado de uma reviravolta da política brasileira, uma volta aos seus primórdios, onde vale tudo”.