FMI comenta melhora surpreendente na economia brasileira

Reprodução: FMI

Nesta quarta-feira, a vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, participou da I Conferência Anual do Banco Central, em Brasília. Durante sua palestra na abertura do evento, Gopinath relatou que se surpreendeu com dados recentes da economia.

“O que é impressionante é que toda vez que os dados são divulgados somos surpreendidos positivamente pela sua resiliência, em muitos países”, disse a vice-diretora-gerente do FMI.

A política da equipe econômica do governo Lula teve êxito em subir os juros para manter a inflação controlada. A taxa Selic já está em 13,75%.

“Estou vindo do Chile e o primeiro trimestre ali surpreendeu positivamente. No Brasil, os dados que vimos foram mais fortes do que o esperado”, completou a representante do FMI

Apesar dos bons resultados, Gopinath alertou que a batalha contra a inflação ainda não acabou. Segundo ela, os países emergentes precisam de atenção com os preços.

“A coleção de reformas na política monetária, financeiras e fiscal serviram bem a emergentes até agora. Mas a batalha contra a inflação não acabou e os juros podem subir mais em alguns países. É importante que os BCs emergentes se mantenham vigilantes e adotem as melhores práticas.”

Augusto Werneck:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.