Na avaliação de integrantes do Palácio do Planalto, o governo está tranquilo com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o 8 de janeiro por um simples fato: não há nada de concreto que possa ser imputado ao governo., na avaliação de um dos membros do Planalto, “tem mais fatos contra a oposição”.
As recentes convocações do Ministro da Justiça, Flávio Dino, no Congresso nacional também deixaram o governo mais tranquilo. Principalmente porque em diversos momentos os bolsonaristas tentaram repercutir as teorias mais estapafúrdias possíveis sobre o dia 8 de janeiro sem qualquer grande repercussão no debate público ou criando alguma dificuldade efetiva para o governo.
Sobre a escalação dos deputados da federação PT, PV e PCdoB os sentimentos são mistos. Embora todos sejam unânimes sobre o acerto do governo ao escalar a veterana Jandira Feghali (PCdoB-RJ), as opiniões sobre os demais indicados são mistas.
Segundo uma das fontes, ele nega que o Planalto tenha escalado o “time B” para a CPMI e ainda ressaltou que o deputado Rubens Jr (PT-MA) será a grande surpresa da comissão e que o parlamentar é da “escola Flávio Dino” e ressaltou a formação dele que por ser advogado, tem um conhecimento sólido no direito constitucional.
Além disso, o foco do governo essa semana será completamente o novo marco fiscal, principalmente por parte da Secretaria de Relações Institucionais e da Casa Civil. Certamente a CPMI não está nesta lista de preocupações.