O valor do dólar nesta segunda-feira (15) fechou a sessão com recuo de 0,73%, quinta queda seguida. A cota de R$ 4,8876 é a menor em quase um ano.
Na última sexta-feira (12) o dólar teve queda de 0,25% e terminou a semana com baixa de 40%. Hoje, porém, a moeda norte-americana iniciou a semana em queda, marcando o valor de 4,8876. Esse é o menor número desde junho do ano passado. Isso significa que já foram acumuladas quedas de 2,00% no mês e 7,40% no ano.
Os investidores divulgaram os dados do último Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil com projeções econômicas de especialistas do mercado.
O principal fator que está impactando o recuo do dólar no território brasileiro é o teto da dívida dos Estados Unidos.
O presidente norte-americado Joe Biden (democrata) quer subir o teto para que o governo consiga arcar com as despesas do país e está otimista de fechar um acordo com a oposição. Biden vai se reunir com os líderes do Congresso na terça-feira (16) para discutir a renegociação.
Os analistas citam, também, a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) cesse em breve o ciclo de altas de juros. Essa mudança beneficia moedas de países emergentes, como o Brasil.
De acordo com a reportagem do g1, os investidores ainda passaram o dia esperando o parecer do arcabouço fiscal pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA), que deve ocorrer ainda nesta segunda.